Projeto Itinerário Interior

Quando falamos num Itinerário Interior, vem a nossa mente um caminho. Um caminho que se dá no interior do homem. Estamos no mundo, e nele cada um é chamado a trilhar caminhos e a alcançar objetivos. Todavia, meio em meio a tudo isso, há em nós um caminho interior, um caminho de amadurecimento, de crescimento, que vai de encontro àquilo que há de mais profundo em nosso ser: a nossa alma.

Há relatos de muitas pessoas que se embrenharam e ainda se dedicam á busca do sentido real para a sua existência. Há em nós um vazio interior. Mesmo não sabendo onde ele se encontra, existe, porém, em cada um de nós, sem distinção, o desejo de preenchê-lo. Ao procurar preenchê-lo entramos em um caminho, num itinerário. Um caminho de descoberta que está em nosso interior. Um caminho de busca do sentido da vida, do sentido de uma verdade.

E neste caminhar, eis que deparamos com itinerários já realizados por outros, métodos que nos levem a racionalizar tudo e a esquivar de qualquer ideologia, crença ou hábito. Achamos que o caminhar dos outros pode ser o mesmo que o meu. Mas nos enganamos. Este caminho é feito individualmente, é feito diariamente: com quedas, conquistas, perdas, vitórias. É meu, e ninguém tem o direito de negá-lo ou roubá-lo de mim.


A cada passo que conquistamos ou retrocedemos, ainda em meio ás dúvidas, medos ou incertezas tornamo-nos mais fortes, resistentes, conscientes, abertos e desejosos de continuar este caminho. Querido leitor, há em nós uma abertura. Há em nós um desejo de algo que ninguém nos roube. Que seja somente nosso. Enfim, há em nós um desejo de ser feliz.

Este é o desejo do Itinerário Interior. Favorecer que a cada dia, possamos, eu e você, darmos um passo na conquista dessa felicidade, deste íntimo desejo que habita dentro de nosso ser, desta verdade que nos faz abrir aos outros, que nós faz ser quem realmente somos.